Sempre Alerta!

Sempre Alerta!
"Não basta ser brasileiro, tem que ser Escoteiro!"
"O Escotismo não é uma ciência para ser estudada solenemente, nem tampouco é uma coleção de doutrinas e regras. Também não é um código militar, destinado a imprimir disciplina nos jovens e a reprimir suas individualidades. Não, o Escotismo é um alegre jogo no meio da natureza, onde adolescentes e meninos desfrutam suas aventuras juntos como irmãos, adquirindo conhecimentos, habilidades, saúde e felicidade." B.P.

Os mapas secretos de Robert Baden-Powell

Como você faria para desenhar um mapa secreto que poderia salvar vidas?

Talvez Robert Baden-Powell tenha a resposta. 

O fundador do escotismo foi um espião, durante sua carreira militar, participou de diferentes campanhas na África.

De volta ao Reino Unido, escreveu vários livros que o tornaram popular entre os leitores ingleses. Sua obra “Escotismo para Rapazes” inspirou os jovens da época a se organizar e formar as primeiras patrulhas escoteiras. 

Em 1915, Baden-Powell, que já era uma celebridade, publicou o livro “Minhas Aventuras Como Espião”, um guia para aspirantes a espiões, no qual ele narra suas missões nos Balcãs, no final do século XIX.

Além de conter vários segredos para não ser descoberto pelas autoridades inimigas e sobre como se vestir corretamente de acordo com a região do mundo em que se está operando, no manual podem ser encontrados desenhos de insetos feitos pelo próprio autor, os quais escondem mapas secretos - abaixo, destalhes de sinais de um mapa na asa de uma borboleta.



Uma das maiores curiosidades de Baden-Powell é o fato de ele ter usado a desculpa de ser entomologista para se infiltrar em territórios hostis. 

O autor sugere aos seus leitores explorar as áreas desejadas vestindo o traje clássico de um especialista em insetos e, com um lápis e um caderno, desenhar insetos em cujos traços se escondem mapas da região. O ex-militar afirma que a técnica foi de grande utilidade durante seus anos como espião, e que um mapa bem escondido em uma borboleta pode salvar mais de uma vida. 

 O mapa pode estar escondido na boca de um grilo: 



 Mapas podem ser colocados dentro de uma folha:


Ou podem ser convertidos em emblemas:





Fonte:



Chefe Chico
Sempre Alerta!



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário

Minha lista de blogs

  • A vida passa depressa - Eventualmente as pessoas procuram saber como estou, o que é bom! É sinal que até mesmo pessoas que não conhecemos podem ter alguma preocupação conosco! A v...
    Há 4 anos
  • Kim - Rastreador - Tempo: 30 minutos Grupo: patrulha Material: Muitos objetos Objetivo: Atenção e memória Desenvolvimento:A especialidade de rastreamento possui 3 etapas que ...
    Há 8 anos

Pratique esta ideia!

Pratique esta ideia!

Anuncio