Sempre Alerta!

Sempre Alerta!
"Não basta ser brasileiro, tem que ser Escoteiro!"
"O Escotismo não é uma ciência para ser estudada solenemente, nem tampouco é uma coleção de doutrinas e regras. Também não é um código militar, destinado a imprimir disciplina nos jovens e a reprimir suas individualidades. Não, o Escotismo é um alegre jogo no meio da natureza, onde adolescentes e meninos desfrutam suas aventuras juntos como irmãos, adquirindo conhecimentos, habilidades, saúde e felicidade." B.P.

Laço Ucraniano: o cadarço do seu calçado sempre amarrado

O terceiro artigo da Lei Escoteira diz: "o escoteiro está sempre alerta para ajudar ao próximo e pratica diariamente uma boa ação", então vou prestar minha ajuda principalmente aos chefes de alcateia.

Apresento uma solução para um problema constante nas atividades da alcateia:  ficar amarrando o cadarço do calçado dos lobinhos, principalmente dos patatenra1.

Nada impede do chefe ensinar aos lobos, escoteiros e demais integrantes do seu grupo escoteiro. Eu mesmo utilizo este sistema.


A solução é o Laço Ucraniano.

Tudo começa na maneira como se coloca o cadarço no calçado. Observe as imagens do passo a passo.

1. comece colocando o cadarço a partir dos ilhós mais acima. Importante: usar mesma técnica nos dois calçados (sem espelhamento).






2. coloque o cadarço no próximo ilhó conforme a imagem.






3. esta parte é importante: passe a outra ponta do cadarço por baixo da primeira ponta antes de passar pelo ilhó, formando um meio nó conforme as imagens. Este passo é realizando apenas neste momento.






4. continue colocando o cadarço até o fim conforme as imagens. No final você faz um Nó Cego em cada ponta para evitar que o cadarço saia pelo ilhó. Se quiser pode unir as pontas utilizando o nó que gostar. Eu costumo utilizar o Nó Quadrado ou o Nó Ordinário.






5. organize o cadarço conforme a imagem. Agora, o calçado é amarrado com Laço Ucraniano. Observação: a área verde serve para "apertar" o calçado no pé e a área rosa é onde será realizado o laço.






Passo a passo do Laço Ucraniano:

1. aperte o cadarço para prender melhor o calçado no pé antes de fazer um laço (note que o laço é realizando entre os dois primeiros pares ilhós!) ...






2. realize o nó que está acostumado. neste caso, é um nó de sapato padrão, embora possa ser qualquer um dos muitos outros tipos (recomendamos o site Ian's Shoelace Site)










3. para desfazer o nó puxar qualquer um dos segmentos "soltas" do laço. bônus: agora você pode usar confortavelmente seu tênis com nó desfeito.





O site HypeSciencie apresenta um vídeo, confira:


Quem sabem com o tempo e dedicação você chega a este nível de habilidade.





Nota:
1 Paratenra é utilizado para denominar um escoteiro ou integrante do movimento escoteiro inexperiente que ainda não sabe como agir em muitas situações. O termo foi criado por B.P. 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário

Minha lista de blogs

  • A vida passa depressa - Eventualmente as pessoas procuram saber como estou, o que é bom! É sinal que até mesmo pessoas que não conhecemos podem ter alguma preocupação conosco! A v...
    Há 4 anos
  • Kim - Rastreador - Tempo: 30 minutos Grupo: patrulha Material: Muitos objetos Objetivo: Atenção e memória Desenvolvimento:A especialidade de rastreamento possui 3 etapas que ...
    Há 8 anos

Pratique esta ideia!

Pratique esta ideia!

Anuncio